Palestras

BCH 2025! Faça já sua inscrição.

Professor da usp - CEPEUSP
São paulo - sp

Mestre Vinicius Heine

Mestre de capoeira e professor de educação física no CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo), formado em Educação Física pela USP e com pós‑graduação em Gestão Esportiva e Pilates . Discípulo do Mestre Gladson, ele coordena o Projeto Porta Aberta, atendendo crianças e jovens em situação de vulnerabilidade no Capão Redondo, São Paulo .
Ele também publicou os livros Capoeira: um instrumento psicomotor para a cidadania e Capoeira do Engenho à Universidade, ampliando a dimensão pedagógica da capoeira no Brasil .

GRUPO DE CAPOEIRA BONFIM
JUIZ DE FORA (MG)

Mestre Pinheiro

José Antônio Pinheiro Silva é um dos grandes nomes da capoeira em Juiz de Fora. Começou sua jornada na arte em 1961, e ao longo dos anos se consolidou como referência no ensino e na valorização da capoeira tradicional. Em 1972, fundou o Grupo de Capoeira Bonfim, um dos mais antigos da cidade e da região, que há mais de 50 anos forma gerações de capoeiristas, mantendo viva a cultura, os valores e os fundamentos da arte. Tornou-se mestre de capoeira em 1986, e foi o primeiro mestre a ministrar aulas em uma escola de Juiz de Fora, abrindo caminhos para a inserção da capoeira no ambiente educacional. Sua trajetória é marcada pela dedicação, resistência e compromisso com a preservação e o ensino da capoeira como instrumento de transformação social e cultural.

Professor de Capoeira para Educação Infantil e fundamental
São paulo - sp

Mestre Joseano

Pedagogo e Mestre de capoeira há mais de 28 anos, Joseano idealizou a ZumBrasil com foco na educação infantil e inclusão social. Na escola, ele articula capoeira, movimento, música e valores culturais num ambiente lúdico e educativo para crianças e adultos. Um educador e capoeirista dedicado à capoeira como ferramenta transformadora, especialmente para os mais jovens e comunidades vulneráveis.

Contramestre de Capoeira e bombeiro militar
Juiz de fora - Mg

Contramestre Rodny

Rodny Morais Ribeiro, é terceiro-sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e atua há 17 anos em Juiz de Fora, dedicando-se com orgulho à missão de proteger vidas, o meio ambiente e o patrimônio. Em 2024, foi agraciado com a Medalha Alferes Tiradentes, a mais alta honraria do estado de Minas Gerais, em reconhecimento à sua atuação exemplar como bombeiro. Rodny afirma com convicção: “Salvar é a minha prioridade.”. Além da vida militar, iniciou na capoeira há mais de 25 anos e atualmente é Contramestre da Associação de Capoeira Imperial dos Palmares, mantida pelo Mestre Ricardo. É também um dos pioneiros na implementação de aulas de capoeira em projetos sociais da Prefeitura de Juiz de Fora, tendo atuado no Projeto Curumim e na AMAC. Rodny preserva e difunde com seriedade os valores da Capoeira Angola, refletindo compromisso, respeito e entrega tanto no serviço público quanto na valorização dessa rica manifestação cultural.